Rede e Infraestrutura

Rede e Infraestrutura

Informa Tecnologia trabalha com soluções completas para redes de quaisquer portes, que vão desde a instalação da infraestrutura para a passagem dos cabos de rede e elétrica, até a implantação de datacenters TIER 1, 2 e 3, com larga experiência inclusive com empresas multinacionais.

Todos os projetos para instalação e manutenção da infraestrutura física são customizados e feitos seguindo as mais rigorosas normas nacionais e internacionais, de acordo com a necessidade do cliente.

A Informa Tecnologia, implanta e administra Sistemas de TI, nos diversos ambientes Operacionais sejam eles Microsoft ou Linux, modelando a rede de acordo com o porte do cliente, de forma a oferecer todas a modernidade e segurança compatível como sua disponibilidade de investimentos.

Padrões TIER

A norma americana TIA 942 da Associação das Indústrias de Telecomunicações (TIA) descreve os requisitos para a infraestrutura de centro de processamento de dados. O mais simples é um Data Center padrão Tier 1, que é basicamente uma sala do servidor, seguindo as diretrizes básicas para a instalação de sistemas de computador.

O nível mais complexo é um Data Center no padrão Tier 4, que é projetado para hospedar sistemas computacionais de missão crítica, com os subsistemas totalmente redundante e zonas de segurança compartimentadas, controladas por métodos de acesso biométrico. Outra consideração é a colocação do centro de dados em um contexto subterrâneo, para segurança de dados, bem como considerações ambientais, tais como exigências de arrefecimento.

O programa de auditoria German Datacenter Star usa um processo de auditoria para certificar 5 níveis de “gratificação” que dizem respeito à criticidade do Data Center.

O Uptime Institute, uma organização de pesquisa e de serviços profissionais com sede em Santa Fé, nos Estados Unidos, define e detém os direitos autorais sobre o programa de quatro níveis 4 . Os níveis descrevem a disponibilidade de dados do hardware de um local destinado a Data Center. Quanto maior o nível, maior a disponibilidade. Os níveis são:

 

Nível de Tier Requisitos
1
    • Caminho de distribuição único não-redundante que serve os equipamentos de TI
    • Componentes de capacidade não-redundantes
    • Infraestrutura do local básico garantindo disponibilidade 99,671%
2
  • Cumpre todos os requisitos do Tier 1
  • Infraestrutura do local com componentes de capacidade redundante, garantindo a disponibilidade de 99,741%
3
  • Cumpre todos os requisitos Tier 1 e Tier 2
  • Múltiplos caminhos de distribuição independente, servindo aos equipamentos de TI
  • Todos os equipamentos de TI devem ser dual-alimentados e totalmente compatíveis com a topologia da arquitetura do local
  • Infraestrutura local paralelamente sustentável, garantindo a disponibilidade de 99,982%
4
  • Cumpre todos os requisitos Tier 1, Tier 2 e Tier 3
  • Todos os equipamentos de refrigeração são independentes e dual-alimentados, incluindo os de esfriamento e de aquecimento, ventilação e sistemas de ar-condicionado (HVAC)
  • Infraestrutura local tolerante a falhas, com instalações de armazenamento e distribuição de energia elétrica, garantindo a disponibilidade de 99,995%

Sobre o Autor

Informa Tecnologia administrator